As Cataratas do Iguaçu: um destino imperdível!!

Cataratas do Iguaçu

 

Incríveis, deslumbrantes, avassaladoras, encantadoras, de tirar o fôlego… As Cataratas do Iguaçu são daquelas paisagens que nos fazem constatar que Deus existe!! É um dos lugares mais procurados pelos estrangeiros no Brasil (aliás, estou com 3 gringas aqui em casa que acabaram de fazer uma visita por lá!!)…

Aqui você encontra dicas para aproveitar esse maravilhoso destino… Bom passeio!!

As cataratas estão bem na fronteira entre o Brasil e a Argentina, nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. O passeio pode (há quem diga que deve) ser feito nos dois países, para possibilitar a vista das cataratas de todos os seus ângulos…

Lado brasileiro: as cataratas estão situadas no Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO. É o lado que proporciona a melhor vista das cataratas, pois elas estão, em sua maioria, no lado argentino e, portanto, voltadas para o Brasil.

Logo após a entrada, há uma plataforma para embarque no ônibus que realiza o transporte dentro do parque. Duas dicas importantíssimas: 1 – antes de tudo, passe uma boa camada de filtro solar, pois você enfrentará, no mínimo, uma bela trilha pela frente, e MUITO repelente, pois você estará realmente no meio da natureza (aliás, passe repelente o tempo todo!!); 2 – tente pegar o ônibus de dois andares e procure ficar na parte de cima, que é aberta nas laterais, para apreciar a paisagem…

Na minha opinião, os dois principais passeios dentro do parque são o Macuco Safari e a Trilha das Cataratas (o ônibus de transporte interno faz uma parada na entrada de cada um dos passeios).

O Macuco Safari é um passeio imperdível!! Você vai de bote até as cataratas e ainda passa por baixo de algumas das quedas… É demais ver as cataratas do meio do rio e sentir na pele o poder das águas… Ah!! Vale se segurar firme, pois, como se não bastasse você estar bem no meio das cataratas, os condutores do bote fazem questão de colocar mais emoção na travessia e tornam o Macuco Safari uma total aventura!! Resultado do passeio: você sai completamente encharcado (e “adrenalinado”!!)… Duas ótimas dicas: 1 – leve uma muda de roupa seca (ou, ao menos, meia e tênis), para continuar o passeio sem problemas… 2 – tente ir com roupa de banho por baixo da roupa normal.

A Trilha das Cataratas é o que há de lindo!! Anda-se um bocado (a trilha tem 1.200m de extensão), mas o passeio é tão gostoso… E o bacana mesmo é chegar nas passarelas e mirantes que ficam bem pertinho das cataratas!! A passarela mais famosa é a de onde se vê a Garganta do Diabo, considerada a mais deslumbrante das quedas, com 80m de altura… Dicas importantes: 1 – cuidado com os quatis ao longo da trilha!! Dizem que eles estão por todos os lugares (apesar de eu não ter visto unzinho sequer…) e que eles atacam quando tem comida por perto!! 2 – vale levar consigo uma garrafinha de água, especialmente no calor (que é de matar!!)… 3 – como a caminhada é longa, é bom que a roupa e, principalmente, o tênis sejam apropriados… A dica da roupa de banho para o Macuco Safari vale pra cá também, pois dá para se molhar nas passarelas e nos mirantes (por conta disso, há quem use capa de chuva. Eu não usei…).

Há outros passeios disponíveis no parque como passeio de helicóptero sobre as cataratas, rafting, arvorismo, rapel, entre outros. Para mais informações a respeito desses passeios, entre no site do parque e cheque o item “Passeios”.

Informações práticas: Custa?? Sim!! O valor dos ingressos para o parque pode ser conferido aqui. Brasileiros têm desconto!! Atente para a documentação que precisa ser apresentada para comprovar sua nacionalidade… O Macuco Safari tem um preço à parte (por volta de uns R$ 140), então é importante se informar na entrada do parque!! E o estacionamento é pago – os carros não podem entrar no parque. Horário de Funcionamento: diariamente, inclusive domingos e feriados, das 9hs às 17hs (mas é sempre bom conferir no site do parque). Localização: Rodovia BR 469, Km 18, Foz do Iguaçu, PR. Maiores informações: aqui.

Lado argentino: as cataratas estão situadas no Parque Nacional Iguazú, que fica na cidade argentina de Puerto Iguazú, vizinha a Foz do Iguaçu. O lado argentino proporciona uma visão diferente das cataratas: dá pra chegar mais perto das quedas do que no lado brasileiro. É um passeio que eu ainda preciso (e vou!!) fazer…

São vários os passeios interessantes neste parque (clique aqui para ver todos), mas os mais famosos e recomendados são: Paseos de Luna Llena (passeios sob a lua cheia), acompanhados por um jantar no restaurante “La Selva” (é bom fazer reserva com uma boa antecedência, pois é um passeio bem procurado!!) e o Gran Aventura, parecido com o Macuco Safari, mas com a Garganta do Diabo como atração principal.

Informações práticas: Documentação!! Normalmente, para os brasileiros, é exigido somente o RG ou o passaporte para entrar na Argentina – não precisamos de visto. No entanto, é importante checar a documentação necessária antes de sair do hotel (clique aqui). Custa?? Sim!! O valor dos ingressos para o parque pode ser conferido aqui. Importante comentar que eles só aceitam pesos argentinos!! E há descontos caso você queira ir 2 dias seguidos no parque… No mais, os Paseos de Luna Llena Gran Aventura têm preços à parte (por volta de 230 pesos e 260 pesos, respectivamente) e é bom checá-los na entrada do parque. Horário de Funcionamento: diariamente, inclusive feriados, das 8hs às 18hs (mas vale conferir no site do parque). Localização: Victoria Aguirre, 66, Puerto Iguazú, Argentina. Maiores informações: aqui.

E aproveitando que você já vai estar em Foz do Iguaçu…

Caso você tenha mais tempo, há ainda outros passeios interessantes que podem ser feitos em Foz do Iguaçu, como a visita ao Parque das Aves, à Usina Hidrelétrica de Itaipu, inclusive com um passeio de catamarã pelo lago Itaipu, e ao Marco das Três Fronteiras (divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina).

Comprinhas também são sempre bem vindas!! Foz do Iguaçu faz divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este e ambas rendem ótimas comprinhas!! Vale lembrar de duas coisas: 1 – a documentação para passar a fronteira: para os brasileiros, RG ou passaporte; 2 – para os consumistas de plantão, compras até US$ 300 estão isentas de tributos. Acima disso, elas são tributadas quando entram no Brasil…

Puerto Iguazú: os produtos mais procurados são artigos de couro e lã, cosméticos e vinhos (eu comprei vinhos e me acabei de comprar alfajor também!!). A principal avenida para compras é a Av. Brasil, mas há lojinhas em seus arredores e na Av. República Argentina. As lojas Oda Vinoteca e La Vinoteca de Don Jorge, ambas situadas na Av. República, são recomendadas para comprar vinhos. Ah!! E já que você estará do lado de lá da fronteira, aproveite para saborear as carnes argentinas!!

Perto de Puerto Iguazú há, ainda, o Duty Free Shop, no qual eu simplesmente me matei de fazer compras!! Adorei!!

Ciudad del Este: está a uma Ponte da Amizade de distância do Brasil, mas a diferença entre os dois lados é nítida!! Do lado de lá é bem mais desorganizadinho e lotado de gente, passando para lá e para cá (vale tomar um pouco mais de cuidado com seus pertences…). No entanto, os preços dos perfumes, relógios, óculos, eletrônicos, bebidas, etc. costumam compensar o perrengue…

Só vão nas lojas de rua os brasileiros que conhecem muito o lugar e já são experts nas coisas boas… Para os demais turistas, como nós, é mais interessante ir direto aos shoppings, que ficam perto da fronteira e estão recheados de excelentes marcas. Eu fui na Monalisa, que é charmosa, e amei!! Há outras 2 indicações de shoppings: Shopping Del Leste e a loja SAX, que é puro glam e labels

E aí, gostaram?? Espero que sim… Deixem seus comentários!!

Bjo, bjo.

Posts Relacionados
Praia de Boa Viagem